PERGUNTAS FREQUENTES - AUTOR

BÁSICAS - EU E A MESA DO EDITOR

1 - O que é a MESA DO EDITOR?
A MESA DO EDITOR é um portal destinado a aproximar autores e editoras. O autor disponibiliza sua obra, ou parte dela, para que editoras e agentes literários possam conhecê-la. Se houver interesse, estes profissionais poderão contatar o autor com o intuito de publicá-la.


A MESA DO EDITOR pode aumentar fortemente as chances de sua obra ser publicada, uma vez que a divulgamos para um número significativo de agentes e/ou editoras. Em alguns anos de trabalho já viabilizamos a publicação de muitas centenas de obras em diversos países. Hoje atendemos cerca de 190 países, nos idiomas inglês, espanhol e português.
Para divulgar suas obras a agentes e editoras que nos consultam, é necessário efetuar o seu cadastro (após clicar em "Entre e conheça", clique em "Cadastrar Novo Autor", no quadro azul do lado direito da tela).

Nosso plano gratuito, nossos planos de assinaturas semestral e anual e as condições gerais de operação da MESA DO EDITOR podem ser conhecidos clicando-se nos links de nossa página de login, em especial as PERGUNTAS FREQÜENTES e os botões para autores, do lado direito da tela. Sugerimos também conhecer nossos vídeos de apresentação.

A assinatura semestral é um pagamento único de 79,90 reais. A anual, um pagamento único de 99,90 reais. Por este valor, e durante nosso período promocional, você pode colocar quantas obras desejar, na MESA DO EDITOR - desde que sejam de um único autor.

Fazer seu cadastro e o de sua obra valem a pena mesmo que não pretenda fazer sua assinatura neste momento, pois a MESA DO EDITOR faz promoções periodicamente, como o DIA LIVRE, em que agentes e/ou editoras podem acessar todas as obras do site, mesmo que pertençam a não-assinantes. Obs.: esta promoção vale apenas no DIA LIVRE e apenas para divulgação dentro do país do autor. Agentes e editoras de outros países não poderão ver a obra, a menos que o autor seja assinante.
2 - Meu livro será publicado?
Embora a MESA DO EDITOR não possa garantir que seu livro seja publicado, ela é a forma mais eficiente de exibir sua obra a muitos agentes literários e muitas editoras de uma só vez. As chances de seu livro alcançar os mercados nacional e internacional são bem maiores com a MESA DO EDITOR.
3 - Quanto eu vou ganhar de direitos autorais se meu livro for publicado?
Isso vai depender das condições de seu contrato com a editora interessada. A MESA DO EDITOR, hoje, não participa nem interfere nestas negociações, mas pode auxiliar na medida do possível, especialmente dirimindo dúvidas. É interesse da MESA DO EDITOR facilitar a publicação de seus autores.
4 - Por que motivo preciso da MESA DO EDITOR? Não posso simplesmente enviar meu livro ao endereço dos agentes ou das editoras como sempre se fez?
Você pode enviar suas obras para agentes ou editoras, pelos Correios. Contudo, isso significa gastar com cópias e com o envio de seu livro. Ao chegar ao destino, ele entrará em uma fila de triagem e análise que normalmente demora meses até ser concluída e precisará de sorte para chegar no momento em que o agente ou a editora buscam aquele tipo de obra. A MESA DO EDITOR permite que, por uma fração do valor gasto com cópias e envios, sua obra seja apresentada a centenas de agentes e/ou milhares de editoras e permaneça à disposição deles por muito tempo.
5 - Há editoras e agentes que aceitam obras por e-mail, para avaliação. Por que eles usam a MESA DO EDITOR?
Mesmo os profissionais que aceitam obras por e-mail costumam levar muito tempo para responder ao autor. Isso ocorre porque o problema deles vai além do espaço físico e alcança, essencialmente, sua agilidade em selecionar as obras. Ao usar a MESA DO EDITOR, eles podem ver as obras já pré-selecionadas de acordo com sua linha editorial, suas preferências relacionadas a autores e idiomas, além de outros critérios. Eles podem inclusive selecionar obras por palavras-chave.

A MESA DO EDITOR tem também um serviço personalizado e privativo para administrar as obras recebidas diretamente nos websites de agentes e editoras.
6 - Como a MESA DO EDITOR se relaciona com agentes e editoras do Brasil e do exterior?
Da melhor forma possível. Na MESA DO EDITOR, agentes e editoras têm acesso gratuito e entram com tapete vermelho. Nossa estratégia inclui manter contato pessoal com a necessária freqüência e captar novos agentes e editoras por meio de convites e esforços de publicidade focados neste segmento, entre outras iniciativas.
7 - Por que motivo agentes e editoras utilizam a MESA DO EDITOR?
Porque é uma grande vantagem para eles. Interessa a eles que o volume de originais não solicitados em papel seja reduzido ao mínimo, pois a forma convencional de analisar as obras submetidas a eles é muito onerosa. É bem mais rápido e inteligente realizar as pesquisas diretamente na MESA DO EDITOR, onde as obras são profissionalmente apresentadas segundo critérios conhecidos e definidos por eles. A MESA DO EDITOR traz performance e economia para agentes e editoras.
8 - Como a MESA DO EDITOR vê a autopublicação ou publicação independente?
Respeitamos a publicação independente, desde que realizada com esmero. Em nossa opinião a publicação independente e a publicação por editoras são esforços complementares por parte do autor e ambas as iniciativas podem ser buscadas de forma simultânea.
9 - Fui contatado por um agente ou editora através da MESA DO EDITOR, mas tenho dúvidas sobre itens conversados. Como poderia entender melhor este relacionamento?
Se você foi procurado por um dos agentes ou editoras registrados na MESA DO EDITOR e está inseguro com relação a algum assunto tratado, entre em contato conosco pelo endereço suporte_24h@mesadoeditor.com. A MESA DO EDITOR fará todo o possível para prestar-lhe a melhor assessoria, sempre com sigilo e isenção.

FAZENDO MEU CADASTRO

10 - Ao me cadastrar na MESA DO EDITOR preciso fornecer muitos dados?
Apenas o necessário. Você preencherá o formulário de autor, com seus dados pessoais e também os formulários das obras que estiver colocando na MESA DO EDITOR. É bastante simples, mas se precisar de ajuda, sugerimos ver os vídeos de instrução da MESA DO EDITOR.
11 - Ao me cadastrar como autor, meu nome será exibido a todos os visitantes?
Só se você desejar. Você tem a opção de deixar seu nome visível a todos os visitantes, deixar seu nome visível apenas a agentes e editoras, ou ainda usar um pseudônimo. Agentes e editoras terão acesso a seu verdadeiro nome, pois poderão ver seu currículo.

CADASTRANDO MINHAS OBRAS

12 - Que tipo de obras posso apresentar na MESA DO EDITOR e como elas são exibidas?

Você pode enviar 3 (três) tipos de obras: livros (ficção e não-ficção), propostas de livros (apenas não-ficção) e textos avulsos. Na MESA DO EDITOR as obras têm uma identidade visual característica:

Livro Ficção: este é um exemplo de livro do gênero “Mistério”, com 292 páginas. A caneta indica que este é um autor já publicado e a estrela atesta que esta obra recebeu uma Estrela de Distinção.

Livro Não-ficção: um exemplo de livro do gênero “Marketing”, com 158 páginas.

Proposta: um exemplo de proposta de livro do gênero “Jurídico”, com previsão para 200 páginas.

Texto Avulso: um exemplo de texto do gênero “Crônica”. O ícone ao lado, a caneta-tinteiro, indica que é de autor já publicado. Os ícones neste caso são menores e com o título e o gênero posicionados ao lado, para facilitar a apresentação. Esta alteração é conveniente, em função da quantidade de obras desta modalidade apresentadas por cada autor na MESA DO EDITOR.

13 - O que são as propostas de livro?
Muitas vezes um especialista em algum assunto deseja escrever um livro sobre o tema que conhece. Nestes casos, é interessante consultar o interesse das editoras antes de ter o trabalho de escrever a obra. Ao preparar a proposta para as editoras, o autor fornece uma descrição do livro, suas previsões de número de páginas e tempo para término e explica sua experiência no assunto, que o credencia a escrever a obra.
Há algumas limitações na apresentação de propostas: elas não aparecem nas listas alfabéticas de acesso aberto, não são apresentadas a agentes e são vistas apenas por editoras do mesmo país do autor.
14 - O que são os textos avulsos?
São contos, crônicas, poesias, reflexões, ensaios, críticas e diversos outros gêneros de textos que são produzidos normalmente sem a pretensão de compor um livro. As editoras, no entanto, podem se interessar em compilar algumas obras de um mesmo autor ou reunir uma coletânea com obras de autores diversos.
Textos avulsos não são apresentados a agentes.
15 - Tenho contos avulsos e tenho um livro de contos. Como devo apresentá-los na MESA DO EDITOR?
Se você já tem contos reunidos em um livro, pode apresentá-lo como uma obra pronta, do gênero “Contos”. Os demais textos podem ser incluídos como textos avulsos individuais, do gênero “Conto”.
16 - Qualquer tipo de conteúdo é aceito pela MESA DO EDITOR?
Sim, uma vez que o autor é positivamente identificado e é o único responsável pelo conteúdo de suas obras. No entanto, a MESA DO EDITOR se reserva o direito de recusar obras consideradas ilegais, fraudulentas, ameaçadoras, depreciativas, difamatórias, obscenas, questionáveis, ou que infrinjam ou violem a propriedade intelectual de terceiros.
17 - Em que tipo de arquivo devo enviar minhas obras?
Em arquivos do Word (doc, docx, rft e txt) ou em arquivos da Adobe (pdf). No caso de textos avulsos também é possível a apresentação direta do texto em uma janela.
18 - Como defino o gênero da minha obra?

Durante o processo de inclusão de uma nova obra, a MESA DO EDITOR guiará seus passos. Para livros de ficção ou não-ficção, você pode selecionar até 2 (dois) gêneros, se entender que sua obra será melhor definida desta forma. Um gênero principal e um gênero secundário. Propostas ou textos avulsos recebem apenas um gênero.

A lista completa está abaixo:


ESPECIAIS:

Biografia/Memórias
Contos
Cordel
Crônicas
Didático/Paradidático
Infantil/Juvenil
Poesia
Quadrinhos
Referência
Role Playing Games
Saga Familiar
Tradução


FICÇÃO:

Aventura
Drama
Erótico
Fantasia
Ficção Científica
Ficção Feminina
Ficção Histórica
Ficção Infantil/Juvenil
Ficção Jurídica
Ficção Militar
Ficção Religiosa
Humor
Mistério
Outro - Ficção
Paranormal
Policial
Romance
Roteiro
Suspense
Terror
Velho Oeste


NÃO FICÇÃO – INTERESSE GERAL:

Acupuntura
Alimentação
Alimentação: Bebidas
Alimentação: Culinária
Alimentação: Culinária Regional
Alimentação: Gastronomia
Alimentação: Nutrição
Artes
Artes: Artesanato
Artes: Design
Artes: Fotografia
Astrologia
Auto-ajuda
Auto-conhecimento
Aventuras
Aviação
Beleza/Bem-estar
Biografia/Memórias
Comportamento
Comunicação
Criação de Animais
Cultura
Curiosidades
Ecologia/Meio-ambiente
Educação Física
Ensaio
Ensaio: Crítica
Ensaio: Reflexões
Erotismo
Esoterismo
Espiritualidade
Esportes
Etiqueta
Extraterrestres
Finanças pessoais
Folclore
Homeopatia
Humor
Idiomas
Infantil/Juvenil
Investigação
Jardinagem
Lazer
Massoterapia
Medicina Alternativa
Meditação
Mistérios
Mitologia
Moda
Motivação
Mulher/Universo Feminino
Música
Náutica
Negócios
Negócios: Administração
Negócios: Empreendedorismo
Negócios: Marketing
Negócios: Vendas
Numismática
Outro - Interesse Geral
Pais e Filhos
Parapsicologia
Política
Prevenção/Tratamento: AIDS
Prevenção/Tratamento: Drogas
Psicologia/Psicanálise
Regiões: Amazônia
Regiões: Argentina
Regiões: Austrália
Regiões: África do Sul
Regiões: Brasil
Regiões: Espanha
Regiões: Estados Unidos
Regiões: Europa
Regiões: Itália
Regiões: Índia
Regiões: Japão
Regiões: Outra
Regiões: País Basco
Regiões: Reino Unido
Reiki
Relacionamento
Religião
Reportagem
Saúde
Segurança
Sexualidade
Turismo
Turismo: Cidades
Turismo: Rural
Yoga


NÃO FICÇÃO – CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS:

Acadêmicos: Dissertação
Acadêmicos: Metodologia Científica
Acadêmicos: Monografia
Acadêmicos: Pesquisa
Acadêmicos: Tese
Administração Condominial
Administração Escolar
Administração Hospitalar
Antropologia
Arquitetura/Urbanismo
Biblioteconomia
Cinema
Comércio Internacional
Contabilidade
Crítica Literária
Cultura
Cultura Militar
Cultura Policial
Direitos Humanos/Cidadania
Dramaturgia
Economia
Educação
Ensaio
Ensaio: Crítica
Ensaio: Reflexões
Etnias
Ética
Filosofia
Finanças
Folclore
Geografia
História
Hotelaria
Jornalismo
Jurídico
Letras
Lingüística
Literatura
Mitologia
Música
Outro - Ciências Humanas
Pedagogia
Política
Psicologia/Psicanálise
Recursos Humanos
Religião
Religião: Budismo
Religião: Candomblé
Religião: Cristianismo
Religião: Espiritismo
Religião: Hinduísmo
Religião: Islamismo
Religião: Judaísmo
Religião: Umbanda
Semiótica
Sistemas de Informação
Sociologia
Teologia
Teosofia


NÃO FICÇÃO – CIÊNCIAS EXATAS:

Astronomia
Controle de Qualidade
Eletricidade/Eletrônica
Engenharia: Civil
Engenharia: Elétrica/Eletrônica
Engenharia: Mecânica
Engenharia: Metalúrgica
Engenharia: Produção
Engenharia: Química
Ergonomia
Estatística
Física
Geociências
Hidráulica
Indústrias/Manufatura
Informática/TI
Logística
Matemática
Outro - Ciências Exatas
Petróleo
Plásticos/Polímeros
Tecnologia
Telecomunicações


NÃO FICÇÃO – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E NATURAIS:

Acupuntura
Agricultura
Agronomia
Agropecuária
Biologia
Biotecnologia
Enfermagem
Ergonomia
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Homeopatia
Massoterapia
Medicina
Medicina Alternativa
Odontologia
Outro - Ciências Biológicas
Prevenção/Tratamento: AIDS
Prevenção/Tratamento: Drogas
Radiologia
Reiki
Veterinária
Zoologia
Zootecnia


TEXTOS AVULSOS:

Artigo
Carta
Conto
Cordel
Crítica
Crônica
Discurso
Ensaio
Erótico
Humor
Infantil/Juvenil
Letra de Música
Monografia
Outro - Textos
Peça/Roteiro
Poesia
Reflexões
Religioso
Sermão
Tese
Técnico

19 - Como cadastrar e enviar minha obra?
É simples:
Após clicar em "Entre e conheça":
1) Entre em seu cadastro digitando seu nome de usuário e sua senha no quadro azul de autores, do lado direito da tela (caso não se lembre destes dados, clique em "Esqueci meus dados" no mesmo quadro azul e vai recebê-los em seu email cadastrado conosco).
2) Em seu cadastro, clique na ficha OBRAS.
3) Cadastre sua obra clicando em INCLUIR LIVRO ou INCLUIR TEXTO AVULSO, dependendo do caso (ou clique em Alterar ao lado de sua obra se ela já tiver uma ficha preenchida). Assim você entrará no cadastro da obra.

Obs.: Dentro do cadastro da obra, na ficha APRESENTAÇÃO, os itens "Envio do livro" ou "Envio do texto", dependendo do caso, permitem o envio do arquivo. Clique em "Procurar" e informe onde está o arquivo da obra em seu computador. Ele deve estar em um dos formatos aceitos pelo sistema (DOCX, DOC, RTF, TXT ou PDF). Depois, clique em "Enviar", ao lado do botão anterior, para efetuar o envio e aguarde o resultado.
Se tiver alguma dúvida, sugerimos ver o vídeo "Como cadastrar minha obra" na área de vídeos de instrução do portal.
20 - Devo enviar meu livro inteiro?
Se você quiser, não há problema. Alguns autores preferem enviá-lo de forma não integral, até a página 50, por exemplo. A escolha é do autor e a MESA DO EDITOR facilita a operação em qualquer caso.
21 - Modifiquei minha obra e preciso atualizá-la. Devo apagar o perfil dela e fazer outro?
Para atualizar o arquivo de uma obra não é preciso apagá-la. Basta você entrar no cadastro da mesma e enviar o novo arquivo “por cima” do anterior.
É simples:
Após clicar em "Entre e conheça":
1) Entre em seu cadastro digitando seu nome de usuário e sua senha no quadro azul de autores, do lado direito da tela (caso não se lembre destes dados, clique em "Esqueci meus dados" no mesmo quadro azul e vai recebê-los em seu email cadastrado conosco).
2) Em seu cadastro, clique na ficha OBRAS.
3) Clique em "Alterar" ao lado de sua obra para entrar no cadastro da mesma.
4) Na ficha APRESENTAÇÃO, o item "Envio da obra" permite o envio. Clique em "Procurar" e informe onde está o arquivo da obra em seu computador. Ele deve estar em um dos formatos aceitos pelo sistema (DOCX, DOC, RTF, TXT ou PDF).
5) Clique em "Enviar", ao lado do botão anterior, para efetivar o envio e aguarde o resultado.
Se tiver alguma dúvida, sugerimos ver o vídeo "Como cadastrar minha obra" na área de vídeos de instrução do portal.
22 - Eu posso reaver uma obra enviada para minha ficha no portal?
Sim, é simples:
Após clicar em "Entre e conheça":
1) Entre em seu cadastro digitando seu nome de usuário e sua senha no quadro azul de autores, do lado direito da tela (caso não se lembre destes dados, clique em "Esqueci meus dados" no mesmo quadro azul e vai recebê-los em seu email cadastrado conosco).
2) Em seu cadastro, clique na ficha OBRAS.
3) Clique em "Alterar" ao lado de sua obra para entrar no cadastro da mesma.
4) Clique na ficha COMO AGENTES E EDITORAS VEEM, para saber se sua obra está corretamente enviada. Você pode clicar no título da obra (ao lado dos ícones) para recebê-la em seu computador.

23 - Agentes e editoras irão imprimir meu livro para analisá-lo?
Normalmente não. Quando algum agente ou editora se interessar por seu livro, provavelmente pedirá um contato direto com você e solicitará uma obra impressa. Ao contrário de gastar dinheiro com diversas cópias e envios, neste momento valerá a pena preparar um impresso para estes professionais, pois o interesse deles já existe.
24 - Quem poderá ver minhas obras? Todos poderão vê-las?
Não. A MESA DO EDITOR é um portal de uso profissional e fechado, e apenas agentes e/ou editoras poderão ter acesso às obras. Você poderá decidir se permite que os dados das obras (título, autor, etc) apareçam nas listas alfabéticas, que são públicas - com exceção das propostas, que não podem aparecer. No entanto, apenas agentes e editoras terão acesso aos textos das obras - pelas pesquisas no portal - e o autor decide se o acesso é permitido apenas a agentes, apenas a editoras ou a ambos.
25 - Como posso ter a certeza de que minha obra não será copiada?

Antes de mais nada é importante que, ao terminar seu livro, você o registre no órgão responsável pelo registro de Direitos Autorais de seu país.
Em qualquer país (inclusive o Brasil e Portugal), recomendamos o portal Registro de Obras (
www.registrodeobras.com).
No Brasil, outra opção é a Fundação Biblioteca Nacional (informações em www.bn.br).
Em Portugal, outra opção é o IGAC - Inspecção Geral das Actividades Culturais (www.igac.pt).
Desta forma sua obra estará protegida nos mais de 170 países assinantes da Convenção de Berna.

Além disso, na MESA DO EDITOR, apenas você e os profissionais da área (agentes e editoras) poderão ter acesso a suas obras - e a MESA DO EDITOR mantém controle sobre a identidade dos profissionais que acessam suas obras.

26 - O que é a Carta de Apresentação e como posso fazer uma boa carta?
É o documento que apresenta o seu livro a agentes e editoras, de forma resumida e objetiva. Durante a inclusão de sua obra, você será instruído sobre a melhor forma de escrever esta carta.
27 - Para que serve o Texto de Exibição?
É um pequeno texto, de até 350 caracteres, que será apresentado na tela de entrada da MESA DO EDITOR, de forma rotativa, para que agentes e editoras já possam conhecer sua obra (livro ou texto avulso) antes mesmo de efetuar uma pesquisa no sistema. É um trecho da própria obra e deve seguir algumas diretrizes de padronização, apresentadas ao lado do campo de preenchimento deste texto.
28 - O que é a Sinopse e como posso fazer uma boa sinopse?
É um breve resumo do livro, uma apresentação concisa do que é tratado na obra. Durante a inclusão de seu livro, você será instruído sobre a melhor forma de escrever uma sinopse.
29 - Já fiz meu cadastro e o de minhas obras, mas não vejo meu nome ou os títulos de minhas obras nas listas. Por quê?

Considerando que você já seja assinante, certamente selecionou em seu cadastro que seu nome  não deve aparecer nas listas - ou usou um pseudônimo. No caso das obras, o mesmo deve ter ocorrido: você as programou para que os dados (título, autor, etc) não ficassem à mostra.

Se você não for assinante, suas obras serão visíveis apenas em datas promocionais.

Lembre-se, no entanto, que agentes e editoras não buscam obras pelas listas alfabéticas. Para elas a MESA DO EDITOR é como um “Google” de obras inéditas, onde podem realizar pesquisas avançadas por gêneros, palavras-chave, idiomas, etc. Para conhecer melhor como eles utilizam o sistema, sugerimos ver o vídeo "
Como agentes e editoras pesquisam", na área de vídeos de instrução do portal.

30 - Meu nome e/ou minha obra aparecem nas listas, mas apenas na página 15 da letra J. Como um agente ou editora poderá encontrar meu nome ou minha obra desta forma?
Os profissionais normalmente não consultam as listas alfabéticas a que você se refere. Para eles a MESA DO EDITOR é como um "Google" de obras disponíveis, onde podem fazer pesquisas avançadas e fundamentadas em gêneros, palavras-chave, recomendações do portal e idiomas.
Para conhecer melhor este processo, sugerimos ver o vídeo "
Como agentes e editoras pesquisam", na área de vídeos de instrução do portal.
31 - Meu livro já está publicado. Posso colocá-lo na MESA DO EDITOR assim mesmo?
Sim, você pode. No entanto, é importante verificar o contrato de publicação de sua obra para conhecer os países e/ou idiomas que estão disponíveis para publicação. No cadastro de sua obra você poderá definir onde seu livro poderá ser divulgado.
32 - Quero publicar meu livro apenas em países específicos. Posso selecionar os agentes e as editoras por país?
Sim, você pode definir em que países cada uma de suas obras poderá ser divulgada. Este procedimento é simples e realizado no cadastro da obra. Ele pode ser conhecido nos vídeos de instrução da MESA DO EDITOR.
33 - Quantas obras posso enviar à MESA DO EDITOR?
Não há limite. Você poderá enviar quantos livros, propostas ou textos avulsos desejar, inclusive combinações destes. (*)

(*) As obras precisam ser de autoria do autor assinante.
(*) A extensão da assinatura a um número ilimitado de obras é uma promoção temporária, que pode ser suspensa pela MESA DO EDITOR sem aviso prévio. A suspensão apenas será aplicada a autores que assinarem o serviço após a data da modificação.

A ESTRELA DE DISTINÇÃO

34 - O que é a Estrela de Distinção?
A Estrela de Distinção é uma forma de evidenciar a qualidade de uma obra. Por meio da Estrela de Distinção, o autor sinaliza a agentes e editoras que acredita realmente em sua obra e a MESA DO EDITOR dá o seu aval à qualidade do texto.
35 - Como posso obter uma Estrela de Distinção para meu livro?
Para obter uma Estrela de Distinção, o autor a requisita na ficha de cadastro do livro. A MESA DO EDITOR avalia a qualidade do texto e pode conceder ou não a Estrela. Pela avaliação o autor pagará à MESA DO EDITOR uma pequena taxa, hoje definida em R$ 33,90 (trinta e três reais e noventa centavos).
Apenas autores assinantes do portal podem requisitar a avaliação com vistas à Estrela de Distinção.
36 - Se existe cobrança pela Estrela de Distinção, então ela não será sempre conferida a quem a pedir?
Não existe cobrança pela Estrela de Distinção. A cobrança é pelo trabalho de avaliação do texto do livro. Se o texto não for merecedor deste atestado de qualidade, não o receberá. A MESA DO EDITOR precisa utilizar um grau de rigor nesta análise, pois o próprio portal está sendo avaliado por agentes e editoras a cada pesquisa realizada por estes.

Atenção: o processo de análise para Estrela de Distinção implica o uso de recursos da equipe da MESA DO EDITOR ou de pareceristas externos, e poderá não ocorrer em caso de indisponibilidade destes recursos. Nestes casos, não haverá cobrança.
37 - Para a análise com vistas à Estrela de Distinção, o avaliador irá ler a obra completa?
Não. Esta análise não julga o enredo, a composição dos personagens ou a criatividade do autor. Ela se atém à qualidade do texto, da construção de frases e ao cuidado gramatical e ortográfico. Se o autor desejar uma análise mais completa, deverá contratar externamente um serviço de leitura crítica ou de revisão para seu livro. Atualmente a MESA DO EDITOR não executa estes serviços, mas recomendamos a busca destes profissionais na área de anúncios de prestadores de serviços do portal. Os profissionais anunciantes não têm nenhum compromisso com a MESA DO EDITOR.
38 - Se eu contratar externamente um serviço de leitura crítica, o resultado deste trabalho pode ser repassado à MESA DO EDITOR para me conferir uma Estrela de Distinção?
Sem dúvida, desde que as características relevantes para a Estrela de Distinção sejam positivamente avaliadas pelo leitor crítico.

OS AGENTES LITERÁRIOS

39 - Como um agente literário pode me ajudar?
Os agentes literários são como empresários do autor junto às editoras. Seu trabalho é o de recomendar as obras a editoras que eles consideram adequadas para elas, ajudar o autor na avaliação de contratos, etc.
Para eles a MESA DO EDITOR é uma ótima ferramenta de trabalho, onde podem buscar editoras para seus autores ao mesmo tempo em que pesquisam obras que interessem às editoras a quem desejam atender.
40 - Em que países é mais comum o trabalho do agente literário? Eu preciso de um agente?
Os agentes são muito mais comuns em países de idioma inglês, particularmente nos Estados Unidos. Também na Espanha há agentes em quantidade proporcionalmente expressiva.
Há editoras, em especial nestes países, que não aceitam autores de outra forma. Assim, em determinados casos pode ser bastante interessante para um autor ser representado por um agente literário.
41 - Como é remunerado um agente literário?
Normalmente o agente recebe entre 10% e 20% dos ganhos do autor relacionados a uma determinada obra.
42 - Como agentes literários e editoras saberão sobre minhas obras?
Além das pesquisas que fazem periodicamente no portal, muitos agentes literários e editores cadastram-se para receber nossas mensagens de alerta. Isso significa eles serão automaticamente avisados sempre que chegar ao portal uma nova obra que atenda sua linha editorial e seus critérios de pesquisa.
43 - Que recursos existem no portal para os editores e os agentes literários?
São muitas as ferramentas que o editor e o agente literário tem à disposição na MESA DO EDITOR.
Entre outras:
1) Pesquisas avançadas em todo o banco de obras (por gênero, idioma, palavras-chave, experiência do autor, etc);
2) Lista de Interesse, que permite que obras pesquisadas hoje sejam revisitadas em outro momento;
3) Área privativa, pela qual obras cadastradas por meio do website do agente ou editor ficam disponíveis apenas a eles;
4) Mensagens de alerta de novas obras, pelas quais editores e agentes literários são automaticamente avisados sempre que chegar ao portal uma nova obra que atenda suas linhas editoriais e seus critérios de pesquisa;
5) Possibilidade de interagir imediatamente com qualquer outro agente literário ou editor cadastrado no portal, de qualquer país do mundo.
44 - Como é o processo de contato com o agente?
É simples:

1) O agente seleciona a obra que deseja representar. Esta obra vai para sua Lista de Interesse e o autor é informado imediatamente.
2) O autor entra em contato direto com o agente e ambos decidem se será celebrado um contrato entre as partes. Se for assinado um contrato, e após a validação deste instrumento jurídico, o autor deverá clicar em CONFIRMAR, no cadastro da obra (onde aparece o contato do agente). Se não for assinado um contrato, o autor deverá clicar em DECLINAR. Se o contrato não for assinado, o autor deverá clicar em DECLINAR, no mesmo cadastro da obra.
3) O agente recebe uma mensagem do portal confirmando a seleção deste autor.
4) Se o autor clicou em CONFIRMAR (significando que o contrato foi assinado), o vínculo do agente com aquela obra está estabelecido no portal. Assim, qualquer contato de editora relacionado com esta obra passa a gerar também uma mensagem de aviso ao agente, além do aviso regular ao autor.

Obs.:
- Durante o período de decisão do autor, o agente também pode desistir da representação, e neste caso o autor recebe uma mensagem do portal com esta informação.
- Mesmo após a confirmação das partes, a qualquer momento ambos podem cancelar o vínculo, e o portal informará a outra parte. Obviamente este cancelamento apenas confirma, no portal, um cancelamento de contrato já tratado entre as partes.

45 - Como serei informado sobre os acessos a minhas obras?

Você poderá ver a quantidade de visitas que cada obra recebeu. Quando um agente ou editora desejar contatá-lo, você receberá uma mensagem detalhada com informações sobre o interessado (nome, telefone e/ou e-mail).

46 - Quero publicar meu livro apenas em países específicos. Posso selecionar os agentes e as editoras por país?
Sim, você pode definir em que países cada uma de suas obras poderá ser divulgada. Este procedimento é simples e realizado no cadastro da obra. Ele pode ser conhecido nos vídeos de instrução da MESA DO EDITOR.
47 - Preciso traduzir minha obra para que agentes e editoras de outros países a conheçam? Como posso fazer isso?
Há agentes e editoras em diversos países que são especializados em determinados idiomas, e são capazes de avaliar obras estrangeiras. No entanto, se você deseja que sua obra seja amplamente visitada e avaliada por profissionais de um determinado idioma, o ideal é já apresentá-la de forma traduzida. Na MESA DO EDITOR há uma área especializada em anúncios de prestadores de serviços, entre eles muitos tradutores.
48 - Fui contatado por um agente ou editora através da MESA DO EDITOR, mas tenho dúvidas sobre itens conversados. Como poderia entender melhor este relacionamento?
Se você foi procurado por um dos agentes ou editoras registrados na MESA DO EDITOR e está inseguro com relação a algum assunto tratado, entre em contato conosco pelo endereço suporte_24h@mesadoeditor.com. A MESA DO EDITOR fará todo o possível para prestar-lhe a melhor assessoria, sempre com sigilo e isenção.

AS EDITORAS

49 - Como agentes literários e editoras saberão sobre minhas obras?
Além das pesquisas que fazem periodicamente no portal, muitos agentes literários e editores cadastram-se para receber nossas mensagens de alerta. Isso significa eles serão automaticamente avisados sempre que chegar ao portal uma nova obra que atenda sua linha editorial e seus critérios de pesquisa.
50 - Que recursos existem no portal para os editores e os agentes literários?
São muitas as ferramentas que o editor e o agente literário tem à disposição na MESA DO EDITOR.
Entre outras:
1) Pesquisas avançadas em todo o banco de obras (por gênero, idioma, palavras-chave, experiência do autor, etc);
2) Lista de Interesse, que permite que obras pesquisadas hoje sejam revisitadas em outro momento;
3) Área privativa, pela qual obras cadastradas por meio do website do agente ou editor ficam disponíveis apenas a eles;
4) Mensagens de alerta de novas obras, pelas quais editores e agentes literários são automaticamente avisados sempre que chegar ao portal uma nova obra que atenda suas linhas editoriais e seus critérios de pesquisa;
5) Possibilidade de interagir imediatamente com qualquer outro agente literário ou editor cadastrado no portal, de qualquer país do mundo.
51 - Posso divulgar minhas obras apenas a determinados tipos de editoras?
Sim. A MESA DO EDITOR já faz uma parte importante deste trabalho, sugerindo sua obra a editoras que publicam o gênero a que ela pertence.

Além disso, você pode escolher, a qualquer instante, se permite ou não a divulgação de suas obras a editoras de pequenas tiragens. Esta definição se aplica à divulgação por meio do envio de e-mails automáticos de alerta às editoras. Para pesquisas ativas realizadas por elas, no entanto, suas obras estarão sempre visíveis.
52 - O que são e como trabalham as editoras de pequenas tiragens?
Assim como as editoras convencionais, as editoras de pequenas tiragens são, em sua imensa maioria, empresas sérias e bem intencionadas. Prestam um bom serviço aos autores, permitindo que suas obras cheguem ao mercado mais rapidamente. No entanto, como oferecem um trabalho de publicação que é total ou parcialmente custeado pelo próprio autor, alguns preferem não disponibilizar suas obras a estas editoras. É importante salientar que, ainda que a MESA DO EDITOR permita esta definição pelo autor, editoras de pequenas tiragens podem conhecer sua obra e contatá-lo com propostas de publicação.
53 - Como serei informado sobre os acessos a minhas obras?

Você poderá ver a quantidade de visitas que cada obra recebeu. Quando um agente ou editora desejar contatá-lo, você receberá uma mensagem detalhada com informações sobre o interessado (nome, telefone e/ou e-mail).

54 - Quero publicar meu livro apenas em países específicos. Posso selecionar os agentes e as editoras por país?
Sim, você pode definir em que países cada uma de suas obras poderá ser divulgada. Este procedimento é simples e realizado no cadastro da obra. Ele pode ser conhecido nos vídeos de instrução da MESA DO EDITOR.
55 - Preciso traduzir minha obra para que agentes e editoras de outros países a conheçam? Como posso fazer isso?
Há agentes e editoras em diversos países que são especializados em determinados idiomas, e são capazes de avaliar obras estrangeiras. No entanto, se você deseja que sua obra seja amplamente visitada e avaliada por profissionais de um determinado idioma, o ideal é já apresentá-la de forma traduzida. Na MESA DO EDITOR há uma área especializada em anúncios de prestadores de serviços, entre eles muitos tradutores.
56 - Fui contatado por um agente ou editora através da MESA DO EDITOR, mas tenho dúvidas sobre itens conversados. Como poderia entender melhor este relacionamento?
Se você foi procurado por um dos agentes ou editoras registrados na MESA DO EDITOR e está inseguro com relação a algum assunto tratado, entre em contato conosco pelo endereço suporte_24h@mesadoeditor.com. A MESA DO EDITOR fará todo o possível para prestar-lhe a melhor assessoria, sempre com sigilo e isenção.

ASSINATURA E RENOVAÇÃO

57 - Se eu não puder pagar, agentes e editoras não verão minhas obras?
Se não puder pagar, mesmo assim vale a pena manter suas obras bem apresentadas na MESA DO EDITOR. Isto porque uma vez ao mês, durante 24 horas, a MESA DO EDITOR promove o DIA LIVRE, em que todas as obras presentes no site são acessíveis a agentes e/ou editoras - sempre respeitando as restrições definidas pelo autor.
Obs: No DIA LIVRE as obras são apresentadas apenas a agentes e/ou editoras do mesmo país do autor.
58 - Como são os planos de assinatura oferecidos pela MESA DO EDITOR?
Os planos são semestral e anual, com pagamentos únicos de R$ 79,90 (setenta e nove reais e noventa centavos) e R$ 99,90 (noventa e nove reais e noventa centavos), respectivamente.
59 - Por que motivo o serviço provido pela MESA DO EDITOR não pode ser gratuito aos autores?
Além dos custos fixos de manutenção e controle de um website deste porte, a MESA DO EDITOR necessita de recursos para gerenciar uma constante estratégia de comunicação com um grande número de agentes e editoras. Embora não seja gratuito, o valor investido pelo autor ao divulgar suas obras na MESA DO EDITOR é bem inferior ao que despenderia se contatasse diretamente três ou quatro editoras apenas.
60 - Como funciona o sistema de premiação por indicação de autores?

Para cada novo assinante indicado, você ganha 20% de desconto em sua renovação. Com 5 assinantes indicados, sua renovação será gratuita, seja qual for o seu plano!

Portanto, se você indicar:

1 autor    - DESCONTO DE 20% na renovação - Ex.: renovação semestral: R$63,90
2 autores - DESCONTO DE 40% na renovação - Ex.: renovação semestral: R$ 47,90
3 autores - DESCONTO DE 60% na renovação - Ex: renovação semestral: R$ 31,90
4 autores - DESCONTO DE 80% na renovação - Ex: renovação semestral: R$ 15,90
5 autores - DESCONTO DE 100% na renovação - Ex: renovação semestral GRATUITA

Obs.1: É necessário que os autores, no momento do cadastro, atestem em suas fichas que foram indicados por você. Além disso, é necessário que se tornem assinantes do portal.

Obs.2: Os descontos oferecidos não são cumulativos com outras promoções.

61 - Como devo realizar meu pagamento?
Para pagamentos no Brasil, a MESA DO EDITOR aceita cartões de crédito e de débito, boleto bancário e depósito/transferência bancária. Pagamentos no exterior são realizados via cartão de crédito ou débito, por serviços idôneos de pagamento on-line. Estas opções estão apresentadas ao final do cadastro do autor.
62 - Ao pagar com cartão de crédito, vocês ficam com os dados de meu cartão?
O portal não tem acesso a nenhum dado de seu cartão. O pagamento é efetuado diretamente para as operadoras financeiras, em servidores seguros e via transmissão criptografada.
63 - Se eu fizer a assinatura, a renovação é realizada de forma automática?
Não. Quando a data final de sua assinatura se aproximar, você será consultado(a) sobre sua intenção de renovar ou não a assinatura. Se for de seu interesse, você deverá realizar um novo pagamento.

OS PRESTADORES DE SERVIÇOS

64 - Se eu contratar externamente um serviço de leitura crítica, o resultado deste trabalho pode ser repassado à MESA DO EDITOR para me conferir uma Estrela de Distinção?
Sem dúvida, desde que as características relevantes para a Estrela de Distinção sejam positivamente avaliadas pelo leitor crítico.
65 - Preciso traduzir minha obra para que agentes e editoras de outros países a conheçam? Como posso fazer isso?
Há agentes e editoras em diversos países que são especializados em determinados idiomas, e são capazes de avaliar obras estrangeiras. No entanto, se você deseja que sua obra seja amplamente visitada e avaliada por profissionais de um determinado idioma, o ideal é já apresentá-la de forma traduzida. Na MESA DO EDITOR há uma área especializada em anúncios de prestadores de serviços, entre eles muitos tradutores.
66 - Como posso contratar um revisor ou um ilustrador para minha obra?
Na MESA DO EDITOR temos uma área específica para a pesquisa de serviços ligados ao mercado editorial. Lá você poderá encontrar o profissional que procura, entre os anúncios veiculados.

Acesse a página principal do portal e, na parte de baixo da tela, clique em "Pesquisa", na coluna de “Prestadores de Serviços".
Ou:
Acesse a página principal do portal, clique em "Entre e conheça", depois selecione a esfera "Serviços". Em seguida, clique no segundo quadro do lado direito da página.

Observação:
A MESA DO EDITOR não tem responsabilidade com nenhuma das partes sobre esta eventual contratação, assim como não se responsabiliza quanto ao serviço prestado por este profissional. Recomendamos solicitar comprovação de experiência anterior, relacionada com o serviço específico que você necessita.

DIVERSOS

67 - Meu livro já está publicado. Posso colocá-lo na MESA DO EDITOR assim mesmo?
Sim, você pode. No entanto, é importante verificar o contrato de publicação de sua obra para conhecer os países e/ou idiomas que estão disponíveis para publicação. No cadastro de sua obra você poderá definir onde seu livro poderá ser divulgado.
68 - Como a MESA DO EDITOR se relaciona com agentes e editoras do Brasil e do exterior?
Da melhor forma possível. Na MESA DO EDITOR, agentes e editoras têm acesso gratuito e entram com tapete vermelho. Nossa estratégia inclui manter contato pessoal com a necessária freqüência e captar novos agentes e editoras por meio de convites e esforços de publicidade focados neste segmento, entre outras iniciativas.
69 - Por que motivo agentes e editoras utilizam a MESA DO EDITOR?
Porque é uma grande vantagem para eles. Interessa a eles que o volume de originais não solicitados em papel seja reduzido ao mínimo, pois a forma convencional de analisar as obras submetidas a eles é muito onerosa. É bem mais rápido e inteligente realizar as pesquisas diretamente na MESA DO EDITOR, onde as obras são profissionalmente apresentadas segundo critérios conhecidos e definidos por eles. A MESA DO EDITOR traz performance e economia para agentes e editoras.
70 - Como a MESA DO EDITOR vê a autopublicação ou publicação independente?
Respeitamos a publicação independente, desde que realizada com esmero. Em nossa opinião a publicação independente e a publicação por editoras são esforços complementares por parte do autor e ambas as iniciativas podem ser buscadas de forma simultânea.
Copyright © 2007-2018 - Nanosec Ltda