PERGUNTAS FREQUENTES - AGENTES

BÁSICO – NÓS E A MESA DO EDITOR

1 - Quanto custa para o agente ou para a agência usar a MESA DO EDITOR?
Absolutamente nada. É um serviço gratuito para os agentes literários.
2 - Se não tivermos recebido o contato prévio da MESA DO EDITOR, como poderemos efetuar nosso cadastro?
Basta clicar na esfera "Agente" e depois em “Cadastrar novo Agente”, na tela de entrada, e fornecer os dados requeridos. Em seguida, a MESA DO EDITOR entrará em contato com você para validar seus dados de acesso.
3 - Quais os dados meus ou de minha agência que serão expostos aos visitantes e autores da MESA DO EDITOR?
Como padrão, apenas a sua linha editorial, que é informação normalmente divulgada pelos agentes. No entanto, você poderá, a qualquer momento, substituir estes dados por uma mensagem qualquer de seu interesse. Se preferir, também poderá não declinar nenhuma informação.
4 - Ao acessarmos as obras dos autores durante as pesquisas, eles serão informados de nosso interesse?
Eles são informados apenas quanto ao número de visualizações que receberam em suas obras. É compreensível que o agente prefira manter-se incógnito durante suas pesquisas, e a MESA DO EDITOR garante a ele esta conveniência.

NOSSA LINHA EDITORIAL

5 - Como podemos definir nossa linha editorial para orientar as pesquisas na MESA DO EDITOR?
Este é um procedimento que faz parte do processo de cadastramento. Cada um dos mais de 200 gêneros de ficção e não-ficção pode ser selecionado, individualmente ou em grupos, de forma a agilizar o processo.
6 - Podemos alterar as definições de nossa linha editorial?
Todas as definições que orientam suas buscas por obras podem ser alteradas livremente, a qualquer momento.

ENCONTRANDO OBRAS DE QUALIDADE NA MESA DO EDITOR

7 - Como funcionam as pesquisas na MESA DO EDITOR?
São ágeis e fáceis de fazer. Basta conferir os gêneros definidos em sua linha editorial e definir alguns parâmetros adicionais, o que você faz em segundos. Pronto! Você já tem em mãos originais focados em seus interesses. Podem ser dezenas, centenas ou milhares, a depender de suas restrições na pesquisa.
8 - Com que freqüência devemos realizar nossas pesquisas por novas obras?
Sempre que desejar. São muitas novas obras apresentadas na MESA DO EDITOR todos os dias.
9 - Como podemos restringir nossas pesquisas na MESA DO EDITOR?
Os critérios de pesquisa que podem restringir as obras apresentadas são cinco:
- Os gêneros definidos em sua linha editorial
- O idioma das obras pesquisadas (um determinado idioma ou todos)
- A busca por palavras-chave
- O interesse por autores já publicados
- O interesse por obras que receberam Estrela de Distinção

A Estrela de Distinção não restringe propriamente a visualização das obras; se selecionada, dará prioridade aos livros que trazem esta qualificação, exibindo os demais em seguida.
10 - Quando encontrarmos obras interessantes, só poderemos recebê-las em formato digital?
Não, você pode recebê-las da forma que desejar. Clicando sobre o ícone da obra você a receberá imediatamente, em formato digital, para avaliação. Se precisar do texto em papel, basta pressionar o botão de contato com o autor e pedir a ele que envie uma cópia impressa aos seus cuidados. Com a MESA DO EDITOR, você só vê originais que lhe interessam e só recebe, impressos, os que já aprovou em uma primeira análise!
11 - Em que ordem são exibidas as obras em uma pesquisa?
Isso você decide. Pode ser ordem cronológica, com as obras mais recentes primeiro, pode ser em ordem crescente de número de páginas, ou ainda em ordem alfabética.
12 - Como são exibidas as obras no resultado de uma pesquisa?
Cada obra apresentada é identificada visualmente por um ícone específico, que já traz em si dados sobre ela, como o gênero e o número de páginas (este é o número de páginas do original do autor, que é apresentado aqui como referência). Ao pousar o mouse sobre o código do gênero, o mesmo aparece por extenso. Os ícones de apoio exibem a carta de apresentação, a sinopse, e o currículo do autor. Ao se clicar sobre seu título, a obra é recebida pelo agente.

Para mais detalhes, clique na esfera "Agente" e depois no segundo quadro à direita.
13 - Podemos ver as obras de um determinado autor em específico?
Sim, para isso basta pesquisar com o nome ou pseudônimo do autor como palavra-chave.
14 - Ao acessarmos as obras dos autores durante as pesquisas, eles serão informados de nosso interesse?
Eles são informados apenas quanto ao número de visualizações que receberam em suas obras. É compreensível que o agente prefira manter-se incógnito durante suas pesquisas, e a MESA DO EDITOR garante a ele esta conveniência.
15 - Se desejarmos, poderemos contatar um autor diretamente?
Sem dúvida, isso pode ser feito com facilidade. A maneira mais conveniente é clicar no botão de contato, presente em cada linha de resultado das pesquisas, sempre ao lado das obras pesquisadas.

O CONTATO COM OS AUTORES

16 - Como é o processo de contato entre autor e agente?
É simples:

1) O agente seleciona a obra que deseja representar. Esta obra vai para sua Lista de Interesse e o autor é informado imediatamente.
2) O autor entra em contato direto com o agente e ambos decidem se será celebrado um contrato entre as partes. Se for assinado um contrato, e após a validação deste instrumento jurídico, o autor deverá clicar em CONFIRMAR, no cadastro da obra (onde aparece o contato do agente). Se não for assinado um contrato, o autor deverá clicar em DECLINAR. Se o contrato não for assinado, o autor deverá clicar em DECLINAR, no mesmo cadastro da obra.
3) O agente recebe uma mensagem do portal confirmando a seleção deste autor.
4) Se o autor clicou em CONFIRMAR (significando que o contrato foi assinado), o vínculo do agente com aquela obra está estabelecido no portal. Assim, qualquer contato de editora relacionado com esta obra passa a gerar também uma mensagem de aviso ao agente, além do aviso regular ao autor.

Obs.:
- Durante o período de decisão do autor, o agente também pode desistir da representação, e neste caso o autor recebe uma mensagem do portal com esta informação.
- Mesmo após a confirmação das partes, a qualquer momento ambos podem cancelar o vínculo, e o portal informará a outra parte. Obviamente este cancelamento apenas confirma, no portal, um cancelamento de contrato já tratado entre as partes.

RECOMENDAÇÕES DE OBRAS

17 - De que formas podemos receber recomendações de obras?

Você pode receber recomendações de duas maneiras diferentes:
1) O próprio portal envia mensagens de alerta automático, se você tiver configurado esta permissão. As recomendações recebidas estarão alinhadas com os gêneros com que você trabalha.
2) Outros agentes literários também podem recomendar obras a você pela área de networking, onde os profissionais podem conversar internamente.

18 - O que são os e-mails de alerta automático?
São mensagens que a MESA DO EDITOR envia ao agente para informar que chegaram novas obras que atendem a sua linha editorial. O agente é, portanto, informado sobre cada nova obra que pode ser de seu interesse. Para isso, basta que ele ative esta permissão em seu cadastro.

A LISTA DE INTERESSE

19 - O que é a Lista de Interesse?
A Lista de Interesse é uma lista de obras já representadas pelo agente, assim como de obras que estão em negociação neste momento.

NETWORKING COM O MERCADO LITERÁRIO MUNDIAL

20 - O que é a ficha NETWORKING?
Dentro de seu cadastro você encontrará a ficha NETWORKING, onde poderá entrar em contato com qualquer editora ou agente literário cadastrado na MESA DO EDITOR.
Copyright © 2007-2018 - Nanosec Ltda